Com a chegada da primeira guerra mundial em 1914, a produção cinematografica europeia considerada a mais poderosa da época, é abalada pelos conflitos, dando espaço para o cinema americano, com a criação da grande fábrica de sonhos chamada “Hollywood”.
Feita para atingir grandes massas e visando inicialmente o entretenimento e o lucro, o cinema classico americano tinha como marca registrada o final feliz, com suas histórias cheias de emoções, sonhos e magia, bem diferentes da realidade vivida da época. Podemos citar como filme deste estilo clássico, o suspense “Janela Indiscreta”.
As salas escuras de cinema, atraiam total atenção dos espectadores, que se sentiam dentro de verdadeiros sonhos, esquecendo seus problemas do dia a dia e mergulhando em um mundo de fantásia e encantamento. Utilizava tecnicas para aproximar o personagem do telespectador, a narrativa dramática e linear, sempre com inicio, meio e fim, e a história centralizada em um personagem principal ou em um casal, com a existencia de um heroi americano que sempre salva o dia, o cinema passa a ser um grande espetáculo.
As histórias apresentadas eram sempre de facil entedimento e de grande fascinio para o publico, tudo deveria parecer muito real. São lançadas grandes estrelas como Ingrid Bergman, Marylin Monroe, Humphrey Bogart, Vivien Leigh, Marlon Brando, James Dean, Fred Astaire, entre vários outros, e também são trazidos muitos profissionais europeus para a industria cinematografica americana como Charles Chaplin.
Enquanto o Cinema Hollywoodiano passava aos espectadores as alegrias e encantamentos da vida, outra vertente cinematografica se firmava na França e Itália, o Neo-realismo e Nouvelle Vague. Visando a realidade, ou seja, a destruição causada pelas guerras, e as injustiças sociais, ao contrário do cinema clássico, não existe sonhos e ilusão, tudo é baseado na verdade, no real. Podemos citar com filme deste movimento Neo-realistisco o filme “Ladrões de bicicletas”, de Vittorio DeSica.
Utiliza-se os cenários naturais, como a ruas, a figura do Herói americano nessa vertente é substituída pelo homem simples, imperfeito, as montagens são simples e os atores não são profissionais. O cinema deixa de ser um espetáculo, e cria uma reflexão sobre a mente do espectador.
Com o grande sucesso dos movimentos pós-guerra, cria-se uma relação inteiramente diferente entre o cinema de mercado e os movimentos Nouvelle e Neo-realistas , dando origem ao cinema moderno, promovendo o crescimento artístico e caindo no gosto das produtoras, que passam a se interessar muito por este tipo diferente de arte.
Através do avanço artístico, técnico e ideológico nasce o Cinema Novo, segundo Adriano Medeiros da Rocha, influenciados pela estética francesa, conscientização política e pela poesia.
Por: Thais Fernandes
Fonte: Texto Construindo o Cinema Moderno de Adriano Medeiros da Rocha.
Viva o cinema classico!O cinema de hoje em dia pode ser melhor em efeitos especiais,tecnicalidades,computador..mas haviam melhores historias,melhores actores no cinema classico do que o de hoje em dia.