Jack Kerouac.

24 out

Jack Kerouac foi um grande escritor americano, nascido em 12 de março de 1922, em Lowell, Massachusetts. Considerado o “profeta” da geração de beat, com suas grandes obras rompe os valores existentes da sociedade americana da época, e se torna um grande influente da juventude dos anos 60.

 Teve uma infância difícil com a morte de seu irmão e dificuldades financeiras de sua família, o que fez com que ele entrasse para o time de futebol americano da escola, em busca de uma bolsa na faculdade. Conseguiu a bolsa na Universidade de Columbia, em Nova York, para onde se mudou com sua família. Em seguida tentou entrar para marinha, mas foi dispensado por motivos psiquiátricos.

Iniciou sua carreira de escritor com o romance “The Town and The City”, sobre sua tentativa de equilibrar a vida na cidade e seus valores, porém o livro não teve tanta fama. Enquanto seu amigo Allen Ginsberg, se sentia incapaz de escrever sobre o efeito de drogas, Kerouac, passava horas e às vezes um dia inteiro datilografando. Usuário excessivo de drogas, Jack acaba sendo hospitalizado pelo uso de anfetaminas.

Ao lado de seu amigo Neal Cassady fez várias viagens, e criou rascunhos contando suas experiências, que mais tarde dariam origem a uma grande obra, “On the Road”, considerada a biblia hippie.

O livro conta a história de Sal Paradise e Dean Moriaty, dois jovens que atravessam os Estados Unidos de costa a costa, se tornando uma grande influencia da juventude na década de 60, com sua idéia de por o pé na estrada, e dando influencia também a musica, do rock, do pop e mais tarde ao movimento punk.

Após a publicação de “On the Road”, Jack consegue grande prestigio recebendo ótimas criticas, e cria outros projetos, com The Dharma Bums”, estabelecendo uma relação com o budismo. Muito timido, e tentando se afastar da fama, Jack decide se isolar do convivio humano, passado vários dias sozinho no alto de uma colina, e com essa experiencia escreve o livro “Big Sur”.

Depois de dois casamentos mal sucedidos ele se casa novamente na metade dos anos 60, com uma velha conhecida.Com vários problemas de alcoolismo, passa a viver em um mundo de ilusões, e acaba morrendo em 21 de outubro de 1969, de hemorragia devido a uma cirrose com apenas 47 anos, em um hospital da Flórida.

 

Por: Thais Fernandes

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jack_Kerouac

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: