Pop arte.

2 nov

Surge no final da década 50 o movimento Pop arte trazendo consigo grandes influencias do dadaísmo de Marcel Duchamp e criando uma ligação entre a sociedade de consumo e a arte. Utilizando símbolos da propaganda e do cinema, como forma de atingir as culturas de massa, o movimento gera uma critica irônica ao grande consumismo existente e a vida materialista das pessoas.

 Embalagens de alimentos, latas de refrigerante, histórias em quadrinhos, são os principais objetos utilizados por esse movimento em suas criações artísticas. Os artistas usavam técnicas de repetição de uma mesma e imagem e utilizavam muitas cores em suas obras, como podemos observar na imagem abaixo.

 

Um dos maiores representantes deste movimento foi Andy Warhol, mostrando sua visão sobre a substituição do trabalho manual pelo uso da produção mecânica da imagem. Utilizando a serigrafia para retratar grandes astros da música e do cinema, Warhol cria com suas imagens grandes mitos, enaltecendo a fama de muitos artistas, como Marilyn Monroe, Elvis Presley e Elizabeth Taylor.

Utilizou a serigrafia também para criação de propaganda de objetos de massa como as latas de sopa Campbell e as garrafas de Coca Cola. Além da serigrafia Andy utilizava a colagem, a repetição de imagens e predominância de cores vibrantes em suas obras.  

Mostrando sempre como a arte e o consumismo poderiam andar de mãos dadas, retratava em suas pinturas objetos acessíveis  de todas as classes como as latas de sopa Campbell, disponíveis nos supermercados, e transformava esses objetos em arte, sabendo explorar muito bem o capitalismo e consumismo da época.

por: Thais Fernandes

Fonte: Movimentos de arte moderna “Arte pop” de David McCarthy

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: