Meu Brasil brasileiro.

2 out

  

  

  

Ary de Resende Barroso nasceu no dia 7 de novembro de 1903, em Baú, Minas Gerais. Aos oito anos perdeu os pais e foi adotado por sua avó materna, Gabriela Augusta de Resende. Começou a estudar piano com sua tia, e aos doze anos já trabalhava como auxiliar de pianista. Aos treze trabalhou como caixa de uma loja e com quinze anos compôs sua primeira canção “De longe”.

 Quando tinha dezoito anos se mudou para o Rio de Janeiro, para fazer faculdade de direito, porém abandonou o curso no segundo ano e passou a se dedicar a musica, trabalhando como músico amador, mais tarde em 1926, decide retomar os estudos de Direito.

Dois anos depois de retomar seus estudos Ary é contratado por uma orquestra, para uma temporada, e passa a se dedicar mais à composição, compondo canções como “ Cachorro quente” e “Amor de mulato”.

Começa a compor para o teatro em 1930, e cria a “Aquarela do Brasil” fazendo grande sucesso no exterior. Também nos anos 30 recebe um diploma da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood ao compor para o cinema no longa-metragem Você já foi à Bahia?, de Walt Disney.

Como radialista, cria o famoso “Hora do Calouro”, de onde surgiram grandes nomes da MPB. Também trabalhou como locutor esportivo e foi autor de várias composições com diversos estilos musicais como, samba, xote e choro.

Faleceu no dia 9 de fevereiro de 1964, devido a uma crise de cirrose. Grande torcedor do Flamengo, Ary foi o primeiro compositor brasileiro a ser respeitado nos Estados Unidos, com seu estilo musical samba-exaltação.

 

Aquarela do Brasil, linda composição de Ary Barroso, na voz de João Gilberto.

por: Thais Fernandes

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: