Cinema

24 mar

A origem do cinema não se destina a apenas uma pessoa ou uma cultura especifica, por isso não podemos afirmar onde e quando ele nasceu, pois as pesquisas e descobertas ocorriam em vários países simultaneamente. A maior parte da literatura, entretanto, aponta para os anos de 1890, quando Thomas Alva Edison desperta curiosidade para a fotografia, construindo uma máquina, quinetoscópio, que projetava imagens em movimento que eram vistas individualmente. Algum tempo depois das exibições ocorridas nos Estados Unidos por Edison, os irmãos franceses Auguste e Louis Lumière, chegam ao cinematográfo, aparelho que utiliza negativos de fotos movimentados por uma manivela, e assim dando movimento as imagens. Em dezembro de 1895, os irmãos Lumière, apresentaram o filme “A chegada do trem na estação da cidade”, no entanto já existiam experiências anteriores a essa.

 

 

Os primeiros filmes tinham menos de um minuto de duração e narravam fatos do cotidiano. Não existia edição, o que só foi acontecer em 1902, com Edwin S Porter. Em 1926, a produtora Warner Brothers lançou o primeiro sistema sonoro eficaz, dando mais popularidade ao cinema que até então era mudo. As experiências com filme colorido começam em 1906, mas somente por volta de 1933 que passa a ser realmente utilizado, usando o Technicolor um sistema de três cores. No pós-guerra, a chegada da televisão colocou um desafio à indústria cinematográfica, afinal para quê as pessoas iriam ao cinema se poderiam ver a televisão? , o cinema responde aumentando o tamanho das telas. De lá para cá o cinema passa por algumas evoluções e inovações em suas técnicas, visando atrair cada vez mais as pessoas. Em 1953, a Twentieth Century-Fox estreou um filme que utilizava um sistema denominado CinemaScope, tecnologia de filmagem e projeção. Durante um breve período, no inicio da década de 1950, uma novidade conhecida com 3 d (3ª dimensão) surge no mercado cinematográfico, nele temos cenas vistas através de óculos especiais, em que cada lente tinha um filtro colorido na cor equivalente à usada durante a filmagem, de forma a dar impressão de relevo.

 

 

O cinema nasce visando o lucro através do entretenimento, utilizando como forma de atrair as pessoas também o campo das artes e ciências, em seus filmes e documentários. Sua principal técnica é a de projetar imagens criando a impressão de movimento, ao decorrer dos anos outras técnicas foram criadas e evoluíram, resultando ao cinema que conhecemos hoje. Entre elas podemos citar: técnicas de animação ou efeitos especiais, como o anteriormente visto cinema em 3 dimensões. Outras técnicas de suma importância para o cinema foram  técnicas de dublagem e legendas, que traduzem os diálogos, fazendo assim com que os filmes pudessem ser exportados, aumentando cada vez mais sua popularidade.

 

Com o decorrer do tempo o cinema ganha um grande espaço na vida das pessoas. O que antes era para poucos se torna acessível a muitos, se transformando no que é hoje, uma das grandes indústrias que contribuem fortemente com o crescimento da economia mundial.

 

por: Thais, Flaviane e Júlia.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: