Keith Haring.

27 nov

Nascido no estado da Pensilvânia, em 4 de maio de 1958, Keith Haring foi um renomado artista gráfico e activista estadunidense. Com uma grande paixão por desenhos desde pequeno, começou aprendendo técnicas de cartoons com seu pai e com a cultura à sua volta, como: Walt Disney.Ao entrar para Escola de Artes Visuais (SVA), em Nova York, encontra um grupo de arte alternativa que desenvolviam suas obras nas ruas, metrôs e em clubes.

Experimentou também quando era estudante do SVA, o movimento de perfomance, com vídeos, colagens e instalações e se tornou amigo de outros artistas como Kenny Scharf e Jean-Michel Basquiat. Com inspiração em trabalhos de artistas como Jean Dubuffet, Pierre Alechinsky, William Burroughs e Brion Gysin, cria um tipo único de expressão gráfica, com a supremacia da utilização de linhas simples e grossas, cores vibrantes e expressivas, e visando uma verdadeira arte pública.

Keith passa a ficar conhecido em 1980, quando descobre um meio de expor seu talento,utilizando papeis  de anúncios em metrôs e criando por cima desses anúncios  diversos desenhos com Giz. Entre 1980 e 1985, Haring produziu centenas desses desenhos públicos em um ritmo muito rápido, ás vezes criando 40 desses desenhos em um só dia. Suas imagens se tornam populares em Nova York e as pessoas passam a parabenizá-lo pelo trabalho realizado no local, que ele chamava de “Laboratório”.

Keith criando imagens nem metrô.

Em 1986 abriu a Pop Shop, uma loja que vendia camisetas brinquedos, pôsteres, broches e ímãs que traziam seus trabalhos a baixo custo, tornando sua arte acessível. 

 
 

Interior da Pop Shop de Keith

 

   Dedicando grande parte de seu trabalho ao publico e com base no movimento das artes underground de Nova Iorque, passa a criar mensagens sociais em suas obras, chegando a produzir mais de 50 trabalhos públicos entre 1982 e 1989, em dezenas de cidades ao redor do mundo, muitas das quais criadas para projetos de caridade, hospitais, centros de cuidados com crianças e orfanatos.

Com grande preocupação social em suas obras são tratados diversos temas como: preconceito, amor, paz, liberdade e acima de tudo, a prevenção do HIV. Também deixa sua marca com mural pintado no lado ocidental do muro de Berlim, três anos antes de sua queda e elabora desenhos contra o Apartheid. 

 

Muro de Berlim pintado por Keith

Além de fazer pinturas em vários países, Keith colaborou com painéis iluminados na Times Square, cenários de peças de teatro, campanhas publicitárias e desenvolvimento de produtos. Podemos observar abaixo um de seus últimos trabalhos, “Tuttomondo”, instalado perto da igreja de Sant’Antonio Abate em Pisa/Itália em 1989,dedicado à paz.
 
 

 

“Tuttomondo”

“Tuttomondo”

Em 1988 Keith é diagnosticado com AIDS e um ano depois cria a Keith Haring Foundation com o objetivo de apoiar campanhas de prevenção do HIV e programas infantis, morrendo aos 31 anos, de complicações causadas pela doença.

Keith no interior de sua loja POP SHOP

Seus grandes Murais em prol das causas sociais e suas campanhas de prevenção contra a AIDS marcaram sua carreira, transformando sua arte em uma linguagem mundialmente conhecida no século XX e de grande influencia no meio artístico dos dias atuais.

 

 

Fontes: http://centraldaaugusta.com.br/theblog/2010/07/22/keith-haring-na-pauliceia-expo/

http://centraldaaugusta.com.br/theblog/2010/07/22/keith-haring-na-pauliceia-expo/

Por: Thais Fernandes

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: