Performance nas artes visuais.

15 nov
Utilizando elementos da musica, teatro e das artes visuais, a performance segundo Regina Melim, em seu  livro “Performance nas artes visuais”,não trata-se apenas da utilização do corpo em uma obra, ou quando um artista se apresenta ao vivo, performance nas artes visuais  vai muito além disso, e está diretamente ligada ao desenvolvimento do Pop art. 

arvore dos desejos de Yoko Ono

Com o surgimento das artes contemporâneas, os padrões artísticos do modernismo são analisados criando novas experiências culturais como a performance, utilizando a realidade do mundo e temas sobre a natureza. Um movimento de performance, além da participação do artista pode contar com a participação do espectador, varios artistas como Vito Acconci utilizavam as ruas na apresentação de suas obras, criando uma relação mais próxima com o público.

 Nos movimentos vanguardistas europeus como, surrealismo e dadaísmo, podemos encontrar algumas ações de performance, e no decorrer dos anos foram surgindo vários nomes que caracterizavam este movimento, como: fluxus, demonstration, body art, happening, entre outros. No entanto, somente após a segunda guerra mundial os movimentos de performance se tornaram mais frequentes, conhecidos pelo chamado performance art.

Como um grande artista de performance temos, Jackson Pollock, que teve em 1951 fotos e filmes criados a respeito de seu trabalho, na foto abaixo podemos observar  Pollock fazendo uma pintura no chão de seu ateliê, transformando a pintura em um evento de performance. 

 

 

Outros grandes artistas de destaque do movimento são: Yoko Ono, Allan Kaprow, Marina Abramovic, Nam June Paik, Joseph Beuyesc, George Maciunas e o artista plástico brasileiro Hélio Oiticica, com seus parangolés.

Com o objetivo de interagir com o público, e criar uma nova definição de arte, o movimento de performance, foi de grande importância para as artes visuais, não se tratando apenas da utilização do corpo como uma forma de arte, mas indo muito além disso,criando uma relação entre artista e público.   

  por: Thais Fernandes

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: