Marcel Duchamp e o novo conceito de arte.

26 set

Marcel Duchamp importante pintor e escultor francês, conhecido por sua ousadia e questionamentos quanto ao conceito de arte. Ele iniciou sua carreira como pintor, com inspirações expressionistas, cubistas e impressionistas, mais tarde se tornando um artista do estilo dadaísta.

Responsável pela criação do conceito ready made, onde se utiliza objetos industriais, coisas do cotidiano, sem finalidade artística e os transforma em obras de arte, cria com seu conceito uma serie de questionamentos polêmicas quanto à verdadeira arte.

Com o ready made, Duchamp teve uma atitude provocativa ao pegar um urinol de louça, expor como uma obra de arte moderna, nomeada de “A fonte”. Ao fazer isso, o artista queria modificar o pensamento das pessoas, levando elas a observarem o objeto com outra visão, não se tratando apenas de um objeto do cotidiano. Com este ato Duchamp também questiona o porquê a arte precisa ser reconhecida por críticos para ser considerada arte.

A partir disso, o conceito de arte sofreria uma reconfiguração, a idéia que cerca um objeto artístico valeria mais do que o próprio objeto, independente se o objeto artístico seja criado pelo artista, ou selecionado entre outros objetos já existentes, como no caso do urinol utilizado por Duchamp.

O artista se torna dono da ideia que cerca a obra e do conceito de arte nela existente, mesmo não sendo o criador do objeto, dando à idéia um valor maior do que ao próprio objeto de arte.

O dadaísmo movimento de que Duchamp fazia parte tinha como principais características a ruptura com as formas de artes tradicionais, o uso de varias formas de expressão na composição das obras de artes plásticas, como objetos do cotidiano e a utilização de conteúdos e temas sem lógica.

Para Marcel Duchamp o importante não era pintar, o importante era inovar, ele utilizava sempre a inovação em suas obras, com o intuito de estimular o pensamento critico das pessoas.

por: Thais Fernandes

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: