“Duke” Ellington

26 set

Edward Kennedy “Duke” Ellington foi um compositor de Jazz, pianista e grande maestro, apelidado de Duke (duque) por amigos, devido a sua pose e por sempre estar bem vestido. 

Duke nasceu em Washington e começou a aprender piano muito cedo, aos sete anos,  incentivado por sua mãe, porém começou a se interessar realmente pelo instrumento quando conheceu o pianista Harvey Brooks, passando a se dedicar e  tocando profissionalmente aos dezessete anos.  Antes de se tornar pianista a paixão de Duke era o baseball, ele vendia amendoins nos estádios, para poder ver seus ídolos.

 (que posteriormente mudou o nome para “The Washingtonians”), e foi para Nova York, onde tocavam e varios clubes.  Em 1927 tiveram a oportunidade de tocar no  Cotton Club, uma casa noturna muito conhecida na época, ficando nacionalmente conhecidos pelas às emissões de rádio  realizadas pelo clube.  Na Cotton Club,  Ellington teve a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e escrever musicas de vários estilos, quando abandonou o clube em 1931, tinha se tornado uma das grandes estrelas negras da América. 

Em 1917 formou um grupo “The Duke’s Serenaders”  que mais tarde se tornaria “The Washingtonians”, e foi para Nova York, onde tocavam e varios clubes.  Em 1927 tiveram a oportunidade de tocar no  Cotton Club, uma casa noturna muito conhecida na época, ficando nacionalmente conhecidos pelas às emissões de rádio  realizadas pelo clube.  Na Cotton Club,  Ellington teve a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e escrever musicas de vários estilos, quando abandonou o clube em 1931, tinha se tornado uma das grandes estrelas negras da América.

Participou de concertos  no Carnegie Hall, criando a suite “Black, Brown and Beige”, onde fazia uma homenagem à história de negros Americanos. Ellington criou o jungle style (estilo da selva), onde a forma de tocar dava um efeito de selvageria às composições. Também compôs para filmes como, Black and Tan Fantasy  e Anatomy of a Murder . Entre suas obras destacam-se quatro álbuns: “The Blanton – Webster Band”, “Black, Brwon and Beige” e “The Duke’s Men”.  

 Faleceu próximo de seus 75 anos, quando foi diagnosticado com câncer, que o levou a morte em 24 de Maio de 1974.  Duke é considerado um dos maiores compositores de jazz americano de todos os tempos.

Video de Duke Ellington tocando uma musica de sua composição, chamada Take The “A” Train.

por: Thais Fernandes

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: